quinta-feira, 19 de novembro de 2009

FUSÃO

















O Espaço Galeria 3058A apresenta a exposição de duas artistas da vanguarda paulistana das artes da ourivesaria e das visuais, realizando o vernissage dia 01 de dezembro. Os trabalhos em perfeita sinergia foram pensados, criados e produzidos a 4 mãos entre fios de pedras, metais, telas, pinceis, tintas, emoção e paixão. Com a mesma temática, formas e traços, os mesmos matizes da alegria da terra e a brasilidade do seu povo. Renata Chagas e Anna Guerra, simplesmente artistas do Brasil, apresentam Cleópatra e seu brinco em peça única!

O espaço irá mostrar 10 telas da artista plástica Anna Guerra e o resultado produzido pelos alunos na escola fusão, jóias exclusivas e com o estilo pessoal de quem as executou.

As jóias produzidas com pedras tipicamente brasileiras e as telas estarão expostas do dia 02 de dezembro a 09 de janeiro de 2010, com entrada gratuita.


Serviço
Artesãs do Brasil
Local: R. da Consolação, 3058 – Jardim Paulista
Data: Vernissage 01/12/09 e exposição 02/12/20010 á 09/01/2010
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 10h ás 19h e aos sábados das 10h ás 16h.
Entrada: gratuita

Sobre a Fusão
Renata Chagas iniciou seu trabalho com jóias há 22 anos, formou-se em design de jóias e, posteriormente, especializou-se em ourivesaria moderna e tradicional com o mestre Bobby Stepanenko, joalheria étnica, esmaltação, gemologia (USP), entre outros. Foi premiada em 5 lugar no International Pearl Design Contest do Japão, concurso de pérolas mais importante do cenário mundial. Todas as jóias criadas são personalizadas, exclusivas, com design criativo e totalmente artesanal. Há 17 anos tem sua própria escola, a Fusão-Atelier Renata Chagas, onde ministra aulas de joalheria artesanal (básica e avançada). Participação em Exposições, Concursos e Prêmios: - Exposição Exponor/Sior - 1999, 2000, 2001. - 14o lugar no Prêmio IBGM - 1998. - Concurso Mecir do Banco do Brasil - 1997.Participou do Boulevard Mall – Guarujá e do Market Plaza – Campos do Jordão de 2000 a 2007. Exposição SP Mostra - Parque do Ibirapuera – 2002. Casa Cor – 2007, 2008.
A Fusão Atelier Renata Chagas é uma escola para a formação de profissionais e artistas joalheiros. Pretende-se abranger todo o conceito de design de jóias, considerando aspectos da produção da peça única, a jóia de autor, bem como os parâmetros básicos da jóia como produto industrial. “O aluno aprende a desenvolver sua criatividade desde o esboço inicial de sua peça, passando pelo projeto, onde é desenvolvido o desenho técnico e de representação artística (rendering), até às técnicas de produção, no trabalho artesanal de bancada. O resultado conseguido com os alunos são peças únicas e com o estilo pessoal de quem as executou. O aprendizado da joalheria, uma das mais antigas formas de arte, possibilita desenvolvimento criativo, terapia manual, momento lúdico e social, atualização em tendências ou mesmo uma nova atividade profissional”, comenta a professora e design de jóias Renata Chagas.

Sobre Anna Guerra

Anna pinta desde criança e vem de uma família de artistas de Carpina, cidade do interior de Pernambuco. Formada em arquitetura Anna Guerra não exitou em trocar a carreira pelas artes plásticas.

Seus trabalhos são declarações abertas e poderosas. Os quadros falam por si e expressam um conteúdo que carece de explicação até porque em arte, cada observador lê e compreende da forma que lhe é peculiar.

As cores são sempre harmoniosas e predominam os tons pasteis e formas bem definidas, mas isso pode mudar de acordo com o momento de vida. Há um recado e uma idéia em cada quadro, que ela tenta transmitir com figuras simbólicas como mulatas de cabelos vermelhos. A vontade é mostrar a força da mulher nordestina, sua determinação e garra, a luta com um mundo nem sempre hospitaleiro e muitas vezes claramente hostil. Anna se envolve com esses personagens e transmite para eles a sua personalidade. A ausência de olhos em alguns quadros representa uma valorização das emoções que chegam de dentro. O importante é a força interior.

Com atelier em São Paulo e Recife, Anna procura difundir sua arte, levando suas obras para diversas localidades por onde passa.

Já expôs nos aeroportos de Recife, onde há um grande painel em mosaico, Rio de Janeiro e Brasília. Atualmente Integra a Equipe do projeto Panorama Brasil em Movimento, sendo artista convidada, com o tema multiculturalismo no Brasil, tendo como sede da exposição de abertura, a cidade de Lisboa, Portugal.

Participa em dezembro de uma coletiva no Salão Nacional de Belas Artes - SNBA (Salon National Des Beaux Arts) com curadoria de Bia Duarte do escritório de Arte, B Licenças Poéticas, no museu do Louvre, Paris.

Um comentário:

  1. Nunca vi obras mais bonitas que as de Anna Guerra!!!!! Sou suspeita para comentar, mas sinceramente as obras são maravilhosas!!!!! Não é à toa que desde pequena quando ela tinha apenas cerca de 12 anos muitas "clientes" entre 30-50 anos iam aprender arte de todos os tipos com ela lá em casa... E eu como irmã mais velha ficava furibunda com a presença de muitas estranhas lá em casa, tirando a privacidade da casa.
    jozephina

    ResponderExcluir