quinta-feira, 20 de maio de 2010

Alemanha - Panorama Brasil em Movimento-PBM


Clique para ampliar
O evento acontece em abril de 2010 na Alemanha, Frankfurt, de 29/04/2010 à 05/05/2010
O convite visa confirmar a formação de direitos e valores humanos e étnicos baseados no respeito, sociabilizarão e liberdade através de temas que valorizam e projetam a sustentabilidade da cultura brasileira no processo de globalização.

A ABADÁ-CAPOEIRA, entidade brasileira de origem, mas com ramificações e seguidores em várias nações pelo mundo, será um dos convidados especiais do PBM em seu próximo evento que acontece em abril de 2010 na Alemanha, Frankfurt, de 29/04/2010 à 05/05/2010, com a participação do Instrutor Pretão (Abadá- Capoeira de Munique). Fundada por Mestre Camisa, a associação entende a capoeira como uma arte interdisciplinar que engloba aspectos esportivos, culturais, marciais e artísticos. Como filosofia tem o desenvolvimento do seu trabalho em diversos níveis, quer na busca e elevação do padrão técnico e teórico do capoeirista, quer na pratica da capoeira como rico recurso pedagógico, artístico e cultural, que franquia a profissionalização do capoeirista resgatando o valor do Mestre de Capoeira enquanto produtor e transmissor de cultura e vivência, entre outros objetivos. A pratica da capoeira, para a Associação Brasileira de Desenvolvimento da Arte- Capoeira ABADÁ, exerce vigorosa influência para a formação de valores humanos e étnicos baseados no respeito, na socialização e liberdade, através de trabalhos que valorizam a cultura brasileira, na busca do fortalecimento e engrandecimento do capoeirista no seu caráter, dignidade e valorização pessoal. Foco este, totalmente alinhado com os propósitos da manifestação multicultural que, aos poucos, se transforma o Panorama Brasil em Movimento-PBM no Brasil e notadamente junto à Comunidade Européia.

Para a ABADÁ, a capoeira é uma arte do passado e do futuro, e esta é a sua poética. É uma expressão viva da liberdade de um povo e assim, acreditam seus jogadores, devem ser praticada com reverência, respeito e atenção. Ela transforma e preserva valores. "Nosso trabalho aponta para a necessidade de deixar a capoeira livre para ser o que é: para a capoeira assim como para o camaleão, mudar é apenas preservar sua essência.", segundo os seus fundadores cujos fundamentos estão alicerçados "em alguns ensinamentos do Mestre BIMBA, no que diz respeito à capoeira Regional, e da Capoeira de Angola, os quais se unem para serem considerados como um todo: uma unidade em evolução. Assim, os fundamentos da capoeira se expressam na preservação da sua tradição, na evolução técnica, no cuidado e no zelo na confecção dos instrumentos e uniformes, no aprimoramento técnico, no respeito mútuo ao trabalho básico do aprendizado, no equilíbrio, na rapidez de raciocínio, na neutralização dos ataques por meio de esquivas, na velocidade, na eficiência e na união dos componentes da ABADÁ-CAPOEIRA.".

Sob a denominação "Multiculturalismo e Brasilidade", esta segunda edição internacional do PBM é composta por exposição dos artistas Zélio Alves Pinto, Lia Thoma begin_of_the_skype_highlighting     end_of_the_skype_highlighting, Pedro Vicente Alves Pinto, Dan Mabe, Anna Guerra, o "haper" Leo Papel; exposição de indumentárias do Maracatu pernambucano; palestras e debates de acadêmicos portugueses e brasileiros; exibição de filmes de curta e longa metragem entre eles Antônia e Cafundó; e lançamentos editoriais sobre direitos humanos de autores brasileiros. A coordenação e curadoria estão sob a responsabilidade em Portugal, Lisboa, de Rosana Martins, pesquisadora investigativa da USP e investigadora e pós-doutoranda da Universidade Nova de Lisboa; no Brasil, São Paulo, Maria Goreti Pedroso, mestre e doutoranda em Comunicação pela ECA/USP, coordenadora do curso de pós-graduação em Cinema da FEBASP e, Anna Guerra, pernambucana radicada em São Paulo, arquiteta, artista plástica, owner da Galeria3058A na capital paulista, recentemente expos no Louvre em Paris, França.
Inforpress Assessoria De Comunicação 
Rocha o Chico Fialho, imprensa@inforpress.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário