sexta-feira, 13 de maio de 2011

ANNA GUERRA CONCORRENDO AO COW PARADE COM A OBRA MARA-COW-TU DE BAQUE SOLTO

O “MARACATU DE BAQUE SOLTO” DO MESTRE 

BIA

DESEMBARCOU NA ALEMANHA EM ABRIL DE 2010, LEVADO POR ANNA GUERRA, E HOJE RECEBE OUTRA HOMENAGEM DA ARTISTA  QUE SE INSPIRA NO FOLCLORE DE SUA TERRA.
PROVAVELMENTE, PELAS RUAS DO RIO DE JANEIRO EM ALGUM LUGAR DA CIDADE MARAVILHOSA ENCONTRAREMOS A OBRA"MARA-COW-TU DE BAQUE SOLTO" NO PROJETO COW PARADE


MaraCOWtu de Baque Solto representa uma das expressões culturais mais autênticas brasileira.
Originária no estado de Pernambuco, característica do meio rural, região do agreste pernambucano, na cidade de Carpina. 
Uma homenagem ao Mestre BIA, do Maracatu Leão Vencedor .

Tem seu ponto alto de evolução os chamados "Caboclo de Lança", dentre os tipos mais conhecidos está o Maracatu de Baque Solto.


As esculturas de vacas em fibra de vidro são decoradas por artistas locais e distribuídas pelas cidades, em locais públicos como estações de metrô, avenidas e parques. Após a exposição, as vacas são leiloadas e o dinheiro é entregue para instituições de beneficentes.


A PROPOSTA

A INSCRIÇÃO


A INSPIRAÇÃO
imagem de `juna fard` - feita em 19/02/2007, às 12hs e 04 min, na cidade de Nazaré da Mata -PE



MARACATU DE BAQUE SOLTO


Rica expressão da cultura afro-indígena no Carnaval de Pernambuco, o Maracatu de Baque Solto é também conhecido como Maracatu de Trombone, de Orquestra ou Rural. Nessa manifestação cultural é evidente a fusão de vários folguedos populares existentes nas áreas canavieiras do interior do Estado como: reisado, pastoril, cavalo-marinho, bumba-meu-boi, caboclinhos, entre outros. Essa mescla aconteceu também na cidade, quando no início do século XX a crise do açúcar foi espalhando os trabalhadores do campo em direção à capital, que incorporados à vida da cidade, adaptaram-se a uma nova realidade social, utilizando para isso as suas próprias referências. Brincar Maracatu de Orquestra foi uma delas. A chegada ao Recife interferiu na estrutura da brincadeira, nas suas representações, nas concepções estéticas, na realidade sociocultural dos brincantes, assim como as práticas religiosas que fundamentam o brinquedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário