quarta-feira, 5 de outubro de 2011

BANDEIRA DO BRASIL INAUGURA O Projeto Raízes uma parceria com o Grand Oca Maragogi Resort e curadoria de Anna Guerra.


Anna Guerra finaliza Bandeira do Brasil




Projeto Raízes parceria com o Grand Oca Maragogi Resort e curadoria de Anna Guerra. 


APRESENTAÇÃO

GRAND OCA MARAGOGI RESORT está em uma localização privilegiada, na Praia Ponta de Mangue, a mais bela e tranquila praia do município de Maragogi, um dos principais pólos turísticos do nordeste brasileiro. Um paraíso tropical, com uma temperatura média de 27 graus e uma temperatura de água entre 25 e 30 graus todo o ano.

Maragogi, no estado de Alagoas, fica entre as capitais Maceió Recife, a aproximadamente 125 Km. de cada uma. Conhecida por suas belezas naturais e extensos coqueirais, a cidade é um convite para o lazer e descanso.

GRAND OCA MARAGOGI RESORT  está a 7 Km do centro da cidade, próximo às famosas piscinas naturais formadas pelos recifes de corais, ideais para mergulho. São protegidas pela Área de Preservação Ambiental Costa dos Corais.
O Projeto RAÍZES tem como objetivo estabelecer uma conexão que fortalece relacionamentos entre diversas partes do mundo estimulando o intercâmbio cultural, envolve e mobiliza a sociedade a partir das artes visuais, cinema, música, teatro, literatura e manifestações folclóricas, buscando centralizar a intensidade da miscigenação cultural brasileira.
RAÍZES propõe não só a aproximação de povos, mas resgata o multiculturalismo brasileiro levando ao conhecimento de todos a diversidade de riqueza cultural do nosso povo, apresentando-lhes a vanguarda dos acontecimentos da brasilidade e divulgando a imagem do Brasil Contemporâneo.

O PROJETO RAÍZES em parceria com o GRAND OCA MARAGOGI RESORT tem como objetivo principal o estímulo à cultura.

Com o compromisso constante de apoio à ARTE, o GRAND OCA MARAGOGI RESORT  converte-se em um local permanente de exposição de arte contemporânea, estimulando a produção, circulação, preservação e difusão cultural de trabalhos artísticos, apresentando a riqueza multicultural brasileira, para um público nacional e internacional, sem fins lucrativos.
RAÍZES é um mosaico bem estruturado, contemporâneo e agregador de manifestações culturais que ao unir-se ao GRAND OCA MARAGOGI RESORT, possibilita a divulgação da  imagem do Brasil em diversas partes do mundo.
Num país como o Brasil, cuja sociedade representa hoje uma manta de retalhos étnicos, o projeto RAÍZES faz um recorte, priorizando o intercâmbio cultural  e reunindo no GRAND OCA MARAGOGI RESORT toda essa riqueza.

Uma manifestação brasileira ultrapassando fronteiras, compartilhando experiências e conhecimentos, e favorecendo trocas culturais, representa o  GRAND OCA MARAGOGI RESORT- RAÍZES.

Em pouco mais de quinhentos anos de história, constroi-se uma nação miscigenada,  detentora de uma cultura variada, unida ao privilégio da beleza natural, estimula  a rica criação artítico-cultural.

A MULTICULTURALIDADE É A MARCA DO BRASIL

Na medida em que o PROJETO RAÍZES une-se ao GRAND OCA MARAGOGI RESORT, estimulando a difusão dos diferentes aspectos de vida brasileira e mostrando todas as formas de manifestação da nossa cultura, assumimos, automaticamente, o compromisso de colaborar com a  quebra de mensagens pré-formuladas e incentivar o diálogo cultural, divulgando a imagem de um país plural.
O GRAND OCA MARAGOGI RESORT transforma-se então num empreendimento de apoio às manifestação culturais brasileira que ultrapassa fronteiras, visando estimular o aumento do fluxos de turismo no país, compartilhando experiências e conhecimentos com objetivo de aumentar o número de turistas nos mais diversos roteiros, divulgando a imagem do Brasil Contemporâneo, favorecendo trocas e diálogos culturais.

OBJETIVOS GERAIS
1.A idéia básica do projeto é fomentar os segmentos da cultura – produção, circulação, preservação e difusão.
2.Incentivar a ampliação das oportunidades de criação por parte dos artistas, sabendo que a partir de agora o Brasil passa a ser possuidor de um local permanente de apoio à ARTE. O GRAND OCA MARAGOGI RESORT.
3.Aumentar do fluxos de turismo no país divulgando a imagem do Brasil Contemporâneo.
4.Contribuir com a construção permanente de uma cidadania que incorpore a memória e a diversidade da sociedade, ampliando o acesso à cultura.
5. Possibilitar a quebra de mensagens pré-formuladas, divulgando a imagem de um país plural.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1.Levar ao conhecimento do público, o trabalho de diversos artistas, promovendo a formação de platéia crítica e conhecedora de culturas diversificadas, com ênfase na contemporaneidade da cultura brasileira;
2.Agregar um Livro catálogo que divulgue cada artista em particular.
3.Expor os trabalhos dos artistas, contribuindo para o enriquecimento cultural brasileiro;
4.Promover a divulgação de conhecimentos artísticos-culturais, estimulando à formação de redes nacionais e internacionais de cooperação e intercâmbio.
5.Contribuir para uma visão crítica brasileira no tocante a sua multiculturalidade;
6.Promover a circulação de bens culturais nas instalações do GRAND OCA MARAGOGI  RESORT;
7.Oportunizar maior acesso da população aos bens culturais;
8.Fomentar o conhecimento e a preservação do patrimônio cultural brasileiro, valorizando as suas diversas expressões culturais.
9.Valorizar a identidade das mais diversas regiões do país, ressaltando suas riquezas de forma que seja possível agregar valor aos roteiros turísticos.
10.Valorizar  a inserção dos produtos associados em viagens, empreendimentos, roteiros turísticos além de incentivar a abertura de novos canais de comercialização aos produtores brasileiros.
11.Implementar ações para o fluxo turístico das mais diversas regiões do país
12.Promover a divulgação da imagem do país no Exterior, de um  Brasil  jovem, moderno e como destino turístico.
13.Fortalecer as estruturas já existentes e criar novas parcerias para a divulgação da cultura brasileira no exterior.
14.Divulgar e promover a cultura brasileira, das mais diversas regiões, pelo mundo, visando otimizar informações sobre o Brasil no exterior.

RESULTADOS ESPERADOS
Através da parceria GRAND OCA MARAGOGI RESORT- RAÍZES, visamos promover a diversidade das expressões culturais do Brasil.
O resultado esperado é intensificar a rede já construída,  através de parcerias, otimizando a imagem do Brasil no mundo e o Brasil como oferta turística, seus atrativos e sua multiculturalidade.
GRAND OCA MARAGOGI RESORT-RAÍZES, busca “Redescobrir o Brasil”
Propiciar ao público visitante, vivenciar um Brasil diferente através das mais diversas atividades culturais, é mais que sol, é mais que praia!
Focamos em um Brasil como destino para os negócios,
Para o turismo,
Para os eventos,
Um país moderno,
O PAÍS DO EMPREENDIMENTO.

Anna Guerra, pernambucana, artista plástica, membro da Academia Brasileira de Belas Artes RJ, galerista, curadora do Espaço Galeria 3058A, em São Paulo. Com Painel Público, no Aeroporto internacional dos Guararapes, Recife - PE, Rio de Janeiro e na Assembléia Legislativa de São Paulo. Diversas exposições pelo Brasil e exterior, incluindo Museu Du Louvre e Grand Palais - Paris, Nova York, Lisboa, Frankfurt, Londres.

Bandeira do Brasil na entrada do Grand Oca Maragogi Resort, produzida por Anna Guerra.


anna guerra
bandeira do Brasil estilizada de annaguerra
grand oca por anna guerra
Para participar do projeto Raízes, faça a inscrição pelo site Anna Guerra ou pelo e-mail raizes@annaguerra.com





A História do Hino Nacional do Brasil é recheada de fatos interessantes, mas infelizmente pouco divulgados. Tradicionalmente, o que sabemos sobre o Hino é referente aos autores da letra e da música.
A letra foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada e a música, elaborada por Francisco Manuel da Silva. O Hino Nacional Brasileiro foi criado em 1831 e teve diversas denominações antes do título, hoje, oficial. Ele foi chamado de Hino 7 de abril (em razão da abdicação de D. Pedro I), Marcha Triunfal e, por fim, Hino Nacional.
Com o advento da Proclamação da República e por decisão de Deodoro da Fonseca, que governava de forma provisória o Brasil, foi promovido um Grande Concurso para a composição de outra versão do Hino. Participaram do concurso, 36 candidatos; entre eles Leopoldo Miguez, Alberto Nepomuceno e Francisco Braga.
O vencedor foi Leopoldo Miguez, mas o povo não aceitou o novo hino, já que o de Joaquim Osório e Francisco Manuel da Silva havia se tornado extremamente popular desde 1831. Através da comoção popular, Deodoro da Fonseca disse: “Prefiro o hino já existente!”. Deodoro, muito estrategista e para não contrariar o vencedor do concurso, Leopoldo Miguez, considerou a nova composição e a denominou como Hino da Proclamação da República. 
Decreto 171, de 20/01/1890:
"Conserva o Hino Nacional e adota o da Proclamação da República."
O Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil constituído pelo Exército e Armada, em nome da Nação, decreta:
Art. 1º - É conservada como Hino Nacional a composição musical do maestro Francisco Manuel da Silva.
Art. 2º - É adotada sob o título de Hino da Proclamação da República a composição do maestro Leopoldo Miguez, baseada na poesia do cidadão José Joaquim de Campos da Costa de Medeiros Albuquerque.
É importante ressaltar que a canção que representa uma nação, como o Hino Nacional do Brasil, exalta fatos acontecidos, simboliza todas as lutas por ela passadas, carrega a identidade de um povo e a grande responsabilidade de ser o porta-voz da Nação brasileira para o restante do mundo.
Hino Nacional do Brasil
Letra de Joaquim Osório Duque Estrada
Música de Francisco Manuel da Silva
             Parte I
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heroico o brado retumbante,
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da pátria nesse instante.
Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!
            Parte II
Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!
Do que a terra, mais garrida,
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio "mais amores."
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro dessa flâmula
- "Paz no futuro e glória no passado.”
Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário