quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Exposição "Roda Viva" - Anna Guerra - Art at Florense - Recife


Anna Guerra

Alegria do existir

"Uma impressão forte e profunda que se tem ao entrar em contato com as obras de Anna Guerra está na cor. Trata-se de um choque de alegria e de interação entre as tonalidades na busca das resoluções plásticas apresentadas pela artista, sempre tendo em vista o diálogo entre a gestualidade e a forma.

O conjunto concebido nesta exposição tem como um de seus pontos fortes o ritmo e o equilíbrio propostos. Existe uma linguagem que está além do mero assunto e envereda pela discussão do que a artista almeja no sentido de gerar impacto no observador. Estabelece-se assim um ritmo diferenciado e próprio.

Há a hegemonia de uma visão marcada pelo fluxo da alegria do existir. Essa atmosfera é alcançada por um processo pictórico em que não existem barreiras. É possível constatar um espaço para o risco dentro de preceitos de domínio técnico e da construção de uma proposta caracterizada pelo erguer de uma poética.

Um dos pontos mais relevantes do trabalho de Anna Guerra nesta exposição está em estabelecer a sua ‘Roda viva’ de imagens. Isso significa manter sempre acesa uma chama de inconformismo com aquilo que realiza, criando um ambiente visual pleno de emoções, envolvente como um círculo entusiasmado que estimula e dá força para continuar vivendo."

Oscar D’Ambrosio, doutorando em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Mackenzie, é mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. Integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil).




Nenhum comentário:

Postar um comentário